quem é Bianca Borges?

Me chamo Bianca Borges e nasci de um casal de assalariados em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro (já ouviu falar?). Cresci com duas irmãs incrivelmente diferentes de mim, num lar cheio de livros, comida boa e farta, muitos gatos e pais muito dedicados. Desse ambiente rico, saiu uma pessoa interessada em saber de tudo um muito, louca por conhecer o mundo (quem diria?!).


Nesses meus 42 anos, posso dizer que já trabalho há mais de 25. Primeiro, me formei em Processamento de Dados aos 19 anos e atuei no “mundo corporativo” (Companhia Siderúrgica Nacional, Xerox e Siemens). Por ter me dado conta de que eu queria mesmo era trabalhar com gente, engavetei a profissão pouco mais de um ano e meio depois, o que me levou a minha segunda formação,  Bacharel em Letras Português-Inglês, na minha pra sempre querida UFRJ. Amei ser professora de inglês e tradução por 10 anos, mas fui atrás de outras atividades que, mais uma vez, me trouxessem satisfação profissional. Acabei me tornando servidora pública em 2006, atuando primeiro no Ministério da Cultura por 2 anos e, por fim, no Ministério de Relações Exteriores. E foi nessa última carreira que ganhei (e expandi o meu) mundo.


Em 2018, senti a necessidade de abrir um diálogo sobre a aplicação de tudo o que eu havia aprendido sobre moda e estilo, mas voltado para a realidade da mulher real, aquela que abre o guarda-roupa a cada manhã e precisa ir pro trabalho, maternar, se relacionar, e tá insatisfeita com o que vê ou não encontra espaço pra ser quem é. E foi aí que nasceu o “How deep is your closet?”, um blog com artigos práticos e inspiradores. Com o debate do blog crescendo, além das interações nas redes sociais HDIYC, vi que o que eu queria mesmo era me tornar consultora de estilo. Para praticar a consultoria com segurança, fui buscar formação específica com Mo Boaventura, Luciana Ulrich (Studio Immagine), Daria Andronescu e, recentemente, Fefe Resende (Oficina de Estilo <3 ).


E assim, fundei o HDIYC, uma consultoria de estilo pessoal à distância que fomenta a beleza plural e valoriza a diversidade de silhuetas por meio da aprendizagem de estratégias do vestir, respeitando a multiplicidade cultural. Trago pra esse jogo da consultoria o resultado dessa jornada intensa que tem sido minha vida até aqui. E tô muito interessada em cruzar a minha jornada com a jornada de vocês, mulheres reais como eu.